Escolha uma Página

1. Manutenção preditiva

captar informações de controle e programar a manutenção preventiva. Esta etapa é realizada com o equipamento operando na linha de produção.

2. Manutenção preventiva

seguir o plano de manutenção ou informações relevantes captadas na etapa anterior (preditiva). O equipamento é retirado da produção de forma programada, com menor impacto possível na eficiência da linha; e

3. Manutenção corretiva

manutenção realizada na oficina. Equipamento com parada e perda de tempo fabril.

A seguir, são apresentadas 6 dicas valiosas para usar em seu equipamento, visando uma maior disponibilidade e eficiência.

1. Procedimento de parada correta ao fim do expediente

A parada correta do equipamento de codificação ao final do expediente está diretamente relacionada com a eficiência em sua partida na próxima demanda. Cada marca de equipamento possui um procedimento característico para desligamento adequado do jato de tinta. O que é comum a todos eles é a simplicidade do processo, normalmente acionando uma função para que o jato seja desabilitado corretamente.

Este procedimento é um conjunto de ações pré-programadas no software do equipamento para uma parada livre de tinta em locais que possam ocasionar uma obstrução futura, o que levaria a um mal funcionamento na próxima partida.

Dica do Especialista: Consulte o manual de seu equipamento para saber qual a forma correta de se realizar a parada do jato. Alguns operadores por falta de treinamento, ao final do turno de trabalho, desligam a chave geral ou o desconectam da tomada, sem realizar o procedimento. Oriente-os quanto à importância da parada correta do equipamento. É uma ação simples que irá melhorar, e muito, a performance global do equipamento.

2. Limpeza e conservação

Manter os equipamentos e ambientes limpos e organizados é fator de eficiência e segurança. Mantenha seu equipamento sempre limpo, internamente e externamente, pois, além de contribuir para um bom aspecto visual de sua produção, torna-se mais rápida e simples a detecção de uma anomalia, como vazamentos de tinta ou uma deformação de uma mangueira. Com o equipamento sujo, isso torna-se impossível.

3. Limpeza da cabeça semanalmente

Talvez esse seja o procedimento preventivo mais fácil de ser realizado e consequentemente o primeiro a tornar-se hábito no cuidado dos equipamentos de codificação. A observação da necessidade de limpeza da cabeça de impressão com a solução de limpeza TECNOJET® proporciona a redução no número de paradas ocasionadas por falhas de alta tensão das placas de deflexão. Essa falha acontece por causa do aumento na condução de energia elétrica devido ao acúmulo de tinta.

A limpeza regular garantirá uma melhora na qualidade da impressão e aumento da eficiência da codificadora.

4. Posição incorreta do jato de tinta na canaleta de retorno

Equipamentos com a tecnologia de Jato Contínuo de Tinta (CIJ) são muito precisos e consequentemente muito sensíveis a anormalidades do ambiente. O posicionamento incorreto do jato de tinta na canaleta de retorno, seja por desalinhamento do jato ou por obstrução parcial do bico (nozzle) pode gerar três problemas:

  1. Corte parcial da impressão.
  2. Contaminação do produto com tinta;
  3. Parada total do equipamento por falha de alta tensão.

Essa falha se dá pela não deflexão das gotas seguida da colisão das mesmas na parede da canaleta, gerando um acúmulo de tinta no local. A solução desse problema pode ser obtida com procedimentos simples: uma purga ou alinhamento mecânico do jato de tinta.

5. Purga

Muitos clientes entram em contato com nosso time técnico reclamando que a impressão está cortada. Esse problema pode estar sendo causado por um mal posicionamento do jato de tinta na canaleta. A solução pode ser a realização de uma purga.

Mas o que é a purga? Purgar o equipamento consiste em acionar uma função que realiza a sucção pelo nozzle (bico). O resultado dessa operação é bastante melhorado quando em conjunto com o operador aplicando solução de limpeza TECNOJET no nozzle, pois, na maioria das vezes que o desvio acontece, ele está parcialmente obstruído, o que gera o desvio do jato de tinta.

6. Alinhamento do jato de tinta

Cada marca de equipamento possui sua especificação quanto a posição do jato de tinta na canaleta de retorno, assim como o procedimento de ajuste, que normalmente consiste em desapertar um parafuso de fixação e ajustar outro de posicionamento e reapertar o de fixação novamente.

Entre em contato com nosso time técnico informando qual a marca e modelo do seu equipamento para que possamos lhe orientar sobre a posição correta e como realizar o ajuste.